Sobre o livro
Filomena nasceu. Caminhante do tempo, passageira das incertezas, no peito uma estrela de fogo, que arde e a mantém viva. Filomena resiste. Filomena: mulher, negra e pobre, resiste. Remenda sua vida — todos os dias — sob o céu de Vila Bérgamo, cidade do oeste de Santa Catarina, situada próximo as barrancas do Uruguai, colonizada majoritariamente por descentes de imigrantes italianos vindos do Rio Grande do Sul. Na tessitura do tempo Filomena segue dia a após dia, cerzindo os buracos no peito, dela e da família, vítimas do racismo e das intempéries da vida. Filomena anseia por ela. A vida, mesmo assim, lhe vira as costas muitas vezes. O tempo fere.
Sobre o autor
Estevan Casanova
Graduado em Ciências Biológicas e especialista em Cultura e Literatura e Metodologia do Ensino de Artes. Cursa segunda licenciatura em Artes Visuais e mestrado em Educação. É ator e diretor de teatro, professor e diretor da Casanova Escola de Teatro em Chapecó – SC. É professor de ensino fundamental na Rede Municipal de Educação de Caxambu do Sul e coordenador do Departamento Municipal de Cultura deste município. É autor do romance o Anjo Andrógeno e já foi apresentador do programa Chega Junto na GENTV/Chapecó, um talk-show que entrevistava trabalhadores da cultura do município e personalidades de segmentos próximos à cultura. Escreve textos para teatro, histórias infantis, roteiros de curta-metragem e atua como produtor/diretor de filmes caseiros/conceituais.
Playlist Filomena
Acesse a Playlist das músicas que fazem parte da história de Filomena. Se ao ouvir essas canções você se imaginar em algum lugar, é aí que vive Filomena!